top of page

O CURSO

"Há cursos centrados nas técnicas, outras são centrados nos métodos, nós somos centrados nas pessoas."

APRESENTAÇÃO

A proliferação disciplinar dos conhecimentos a partir das ciências humanas e da saúde promoveu, por um lado, o estudo em profundidade de aspectos específicos dos processos educacionais, psicológicos e vitais com a produção expressiva de recursos tecnológicos em Saúde e Educação, e por outro, fragmentou o sujeito em tais processos de modo que estes – os sujeitos – perderam, ao menos em parte, suas capacidades inerentes para a autonomia.

Essa fragmentação levou organizações internacionais, tais como a UNESCO e a OMS, a incentivar o resgate de  uma visão integral dos seres humanos. No Brasil muitas são as políticas públicas que enfatizam essa visão, mas nem sempre se fazem acompanhar das condições técnico-educacionais para que os profissionais possam construir competências  que lhes possibilitem uma atuação com enfoque na tão desejada integralidade do Ser.

É neste contexto que surge o curso de especialização em epígrafe. Um curso interdisciplinar/multiprofissional com enfoque na produção de conhecimentos. Formatado a partir de uma estruturação lato sensu (400 horas) e oferecido presencialmente em módulos híbridos de imersão total, em caráter residencial, uma vez ao mês, contando ainda com o apoio em EaD.

 

Dentre as abordagens que buscam a integralidade do ser, situam-se a Transdisciplinaridade, a Psicologia Transpessoal e como prática específica o Coaching, que se coloca num campo intermediário entre a atuação clínica, e educacional.

OBJETIVOS
  1. Capacitar profissionais de diferentes áreas, a partir de uma metodologia transdisciplinar, centrada na pessoa, para compreender e utilizar de forma integrativa e ética conhecimentos de diferentes racionalidades, tais como saberes tradicionais e científicos, sobretudo no campo da Psicologia Transpessoal, para atuações grupais e/ou individuais na área do desenvolvimento humano;

  2. Desenvolver competências de autoconhecimento, espiritualidade numa perspectiva laica, e de acolhimento do outro, para uma compreensão ampliada do fenômeno humano;

  3. Ajudar pessoas em transição de carreira a refletirem sobre seu momento de vida, de modo que possam avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento de novas perspectivas de empreendedorismo no campo da Saúde, Educação e Organizacional;

  4. Fomentar a produção de conhecimentos em transdisciplinaridade, psicologia transpessoal, saberes tradicionais e coaching,  de modo a contribuir para a sustentabilidade na atuação profissional no campo.

PÚBLICO

   ​MULTIPROFISSIONAL

  • saúde,

  • educação,

  • administração

Vídeo Síntese dos Fundamentos

Seleção de trechos do Programa Presença e Harmonia (AMORC) onde Berni apresenta os fundamentos da proposta do STTICT:

Parte 1- ( 2'27"")

A Fronteira da Ciência e dos Saberes Tradicionais 

Parte 2 - ( 5'36")

A influência da Cultura na produção do conhecimento

Parte 3 - ( 3'35")

Sagrado Espiritualidade e Práticas Profissionais 

Parte 4 - ( 3'17")

A questão da Laicidade e a atuação Profissional

Parte 5 - ( 2'47")

Saberes Tradicionais e Transdisciplinaridade

Parte 6 - ( 6'13"'")

COACHING TRANSPESSOAL: O CURSO

TEIA CURRICULAR

Diferente dos cursos de stricto sensu que são voltados para a pesquisa, os cursos de lato sensu, especialmente os de especialização, são voltados para capacitação para a prática profissional. Portanto, espera-se que os profissionais egressos tornem-se especialistas naquilo que estão estudando. Desta forma é fundamental o desenvolvimento de competências que envolvem conhecimentos (teórico), habilidades (técnica) e atitudes (ética). As técnicas (práticas) se justificam em função das teorias e/ou abordagens teóricas a partir das quais são desenvolvidas que se enquadra numa perspectiva epistemológica que lhes dá sustentação. 

 

Assim, o projeto se insere numa epistemologia transdisciplinar, a partir de teorias transpessoais de onde emerge o coaching, como processo para o desenvolvimento de pessoas.  Essa perspectiva atravessa algumas Políticas Públicas, marcadamente a Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)  está, portanto, na interface da Ciência (no caso a Psicologia Transpessoal) com os Saberes Tradicionais (no caso o Esoterismo Ocidental) ambos objetos de investigação científica no Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar (APTD); e como campo de atuação específico o Coaching, compreendido como uma abordagem  contemporânea, que possibilita o desenvolvimento integral de pessoas e grupos.

DURAÇÃO / VAGAS

400 horas ( 2 anos de duração )

35 Vagas

PROGRAMA

1. Bases Epistemológicas Transdisciplinares 

    a) Transdisciplinaridade e Metodologia Científica

    b) Física Quântica e Sincronicidade

    c) Psicologia Anomalística o Fenômeno Psi e a Parapsicologia

    d) O Esoterismo Ocidental e a Espiritualidade New Age

    e) Neurofisiologia dos Estados Alterados de Consciência

2. Saberes Tradicionais e Práticas Integrativas

    a) Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)

    b) Meditação e as Práticas Contemplativas

    c) Mandalas e o Inconsciente

    d) Danças Circulares e a Integração Físico-Psíquica

    e) Expressão Gráfica e a Arte nos Estados não-Ordinários de Consciência

    f) Oráculos e o uso do Tarot

    g) Música, Mantras e Centros Psíquicos

3. Teorias Integrativas

    a) A Formação da Subjetividade e as Forças da Psicologia

    b) Abordagem Centrada na Pessoa, a Escuta Ativa e a Administração de Conflitos

    c) Psicologia Transpessoal  - Estados Alterados e Cartografias da Consciência

    d) Psicologia Junguiana - Tipos Psicológicos e o Inconsciente Coletivo e Pessoal 

    c) Antroposofia e o Estudo da Biografia Humana

4. Fundamentos do Coaching Transpessoal

     a) Saberes Tradicionais e Coaching

     b) Desenvolvimento Humano e Competências

     c) As fases do processo: Queixa; Potencialidades e Bloqueios; Plano de Ação

     d) Modelos de Liderança

     e) Questões Intergeracionais e envelhecimento

      f) Ética, prática profissional e os limites do Coaching

bottom of page