NSP-URCI (APTD)
Possibilidades TransD.
uma vez por mês aos sábados das 17h às 19h
OLÁ.
A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade vêm se estruturando como das mais promissoras abordagens acadêmicas para integrar conhecimentos, tanto que em 2012 a CAPES promoveu um importante seminário internacional para discutir como essas abordagens podem/devem integrar os programas de ensino, pesquisa e extensão das universidades brasileiras.A Universidade Rose-Croix Internacional (URCI) Jurisdição de Língua Portuguesa e o Ateliê de Pesquisa Transdiciplinar (APTF), seguindo as tendências internacionais, que preconizam um acesso livre aos recursos educacionais vem oferecer à comunidade acadêmica, e ao público em geral, um programa de difusão científica em transdisciplinaridade.
Possibilidades TransD é um curso livre de extensão que objetiva qualificar os participantes para uma compreensão básica sobre as potencialidades teórico-práticas da transdisciplinaridade como abordagem facilitadora para o diálogo entre racionalidades. As aulas acontecerão uma vez por mês em nove encontros (módulos) aos sábados das 17h às 19h, de abril a dezembro de 2014. A metodologia será a do ateliê de diálogo com apresentação teórico-prática seguida de interação com os alunos.
As aulas acontecerão uma vez por mês em nove encontros (módulos) aos sábados das 17h às 19h, de abril a dezembro de 2014. A metodologia será a do ateliê de diálogo com apresentação teórico-prática seguida de interação com os alunos.
No espírito mais livre de modo a contribuir para a redução das desigualdades, possibilitando o livre acesso à informação, a parte expositiva será gravada em vídeo e os docentes apresentarão um texto sobre suas falas. Ambos serão convertidos conforme orientações da UNESCO, em Recurso Educacional Aberto (REA) e ofertados novamente à comunidade em 2015, em modo a distância (EaD).“Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.” (www.rea.net.br)